segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cultura Cinematográfica - Perfil - Edward Norton

Volto depois de umas férias auto-impostas... hehehe... Minha sócia me disse que não adianta eu fazer greve por aqui, já que eu não recebo salário. Aliás - ela disse - ela me dá um aumento de 100%. Estou até agora fazendo todas as diferenciais e integrais para saber quanto é cem por cento de zero...

Enfim... Lá vai um post novo... Vou fazer o primeiro Perfil de alguém aqui no blog. Edward Norton.

Edward Norton é O Maior Ator da Atualidade. (Falo sem meias-palavras. Eu não acho... Ele é e ponto)

O cara além de ser multifacetado ainda tem vários méritos como produtor e até diretor. Falarei apenas dos seus três melhores filmes (desta vez, na minha opinião): AS DUAS FACES DE UM CRIME (Primal Fear), A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (American History X) e CLUBE DA LUTA (Fight Club).

Olhem a cara de santo do rapaz. Vocês não imaginam o que vem depois.

Para As Duas Faces de um Crime, Edward bateu mais de 2 mil atores e levou o papel  do jovem acusado de matar um padre neste drama de tribunal com Richard Gere no papel do advogado que vai defendê-lo. Já na sua estréia é indicado ao Oscar. O cara está surpreendente como um portador de dupla personalidade e seu rosto muda cada vez que muda a personalidade. Incrível. Mas o post é sobre o Edward Norton, depois faço um sobre este filme.

Ele é o mal encarnado.

Em A Outra  História Americana, Edward mudou totalmente de fisionomia (porte físico de atleta mesmo) para fazer o papel do neo-nazista (não sei se mantém ou não o hífen - ajudem aí, vá lá...) Derek. Faz uma cena onde vejo mais perfeitamente o mal personificado (podem me crucificar, mas ainda não assisti alguns filmes clássicos de suspense). Só para não estragar a surpresa de quem não viu o filme só digo que prestem atenção à cena onde ele é preso.
Quando o diretor não se decidiu pelo corte final do filme, Ed foi lá e fez a edição da história de dois irmãos e o ódio neo-nazista que os une. Como resultado, foi novamente indicado ao Oscar.

Com insônia, nada é real... Tudo é uma cópia de uma cópia de uma cópia...

Clube da Luta é provavelmente o filme mais importante da década de 90. É um verdadeiro manifesto anti-capitalista e contra a letargia que dominou a geração do fim-do-século. Ele aprendeu a fazer sabonetes, ficou bêbado para rodar uma cena com Brad Pitt e interpretou um personagem sem nome (O Narrador). Quem quiser saber mais sobre o filme clique aqui: O Melhor Filme de Todos os Tempos.

O cara é tão bom que não conheço nenhum filme ruim dele. Estou nesse momento pesquisando na Wikipédia, pra ver se acho algo ruim, mas todos são, no mínimo, muito bons. Faço aqui algumas menções honrosas para quem não conhece alguns filmes menores deste brilhante ator americano:

  • O Povo Contra Larry Flynt (dirigido por Milos Forman)
  • Todos Dizem Eu Te amo (já no segundo filme o cara é escalado pelo Woody Allen para trabalhar com ele)
  • Tenha Fé (onde ele estréia na direção e trabalha com Ben Stiler)
  • Morra, Smoochy, Morra (uma comédia de humor negro que satiriza o Barney [dos programas infantis] onde ele trabalha com o Robin Williams)
  • O Ilusionista (Este acho que todos vocês já deve ter assistido, mas coloco mesmo assim, porque é muito bom)

É isso...

 Ricard Wolney

Nenhum comentário: